Combate às Opressões

No congresso de 2011, foi aprovado a criação da Secretaria de Combate às Opressões que engloba os setores de Mulheres, de LGBT's (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), e de Negros e Negras, que sofrem com exclusão e o preconceito no mercado de trabalho. Objetivo Geral: Desenvolver e coordenar políticas específicas para setores historicamente discriminados na sociedade através de projetos e atividades, visando combater o preconceito e a discriminação, construindo uma sociedade sem Racismo, sem Machismo e sem Homofobia, onde todos sejam tratados igualmente independentes da raça, do sexo, religião ou da orientação sexual. Articular a integração junto aos movimentos sociais na luta em defesa da igualdade e da diversidade.

Coletivo: Negros e Negros

Apesar da maioria dos brasileiros serem negras e negros o Racismo é ainda muito presente. Existe uma divida histórica gigantesca com o povo negro a ser reparada. As cotas não resolvem, mas iniciam o debate da reparação. O mito da democracia Racial é uma política de dominação e manipulação. O Sindicato aprovou no seu estatuto que a diretoria deve ser composta por 50% negros, servindo de exemplo para quem quiser combater o Racismo. Leia mais.....Clique Aqui

Coletivo: Mulheres

As mulheres respondem hoje por mais 60% da força de trabalho em todo o pais. No entanto, elas ainda são vitimas de salários inferiores aos dos homens (mesmo exercendo a mesma função), assédio sexual e moral, vistoria intima, preconceito em relação às gestantes, ausência de creches nas empresas e todas as formas de violência, preconceito e discriminação. Para responder a essa toda demanda o Sindicato dos comerciários desenvolverá ações especificas de modo a coibir toda e qualquer forma de discriminação. A Secretaria tem como objetivo lutar contra o machismo seja no local de trabalho ou em qualquer lugar, exigindo o respeito e o tratamento igualitário no salário e na função profissional. Leia mais.... Clique Aqui