Vergonha: Escândalo envolve Sindicato dos Comerciários de Niterói

Um escândalo envolvendo o sindicato dos comerciários de Niterói,  movimentou as páginas policiais do Rio de Janeiro. A operação policial denominada 'Sindicato do Crime', tinha como finalidade cumprir mandados de busca e apreensão em dez endereços relacionados a um vergonhoso esquema de desvio de dinheiro de contribuições sindicais, crime praticado por sua Presidenta Rita de Cácia da Silva Rodrigues. Essa pessoa fez o que muitos sindicatos fazem, vendem a categoria e se apropriam do seu patrimônio em benefício próprio, como funcionava esse esquema criminoso: taxas pagas por comerciantes para que seus funcionários trabalhem nos domingos e feriados. E só metade desses valores entrava para os cofres do Sindicato a outra metade entrava nos bolsos da Presidenta.

A Presidenta tinha um padrão de vida incompatível com a sua função de dirigente sindical, ela usava o seu mandato desde 2004 e que pelo estatuto da entidade ficaria até 2020 para vender literalmente a sua categoria fazendo acordos lesivos aos trabalhadores, esse é um exemplo claro de um sindicato burocratizado, encastelado e longe de sua base, muito diferente do Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região, as nossas proposta são claras e criadas com e pela base, nós como dirigentes sindicais queremos uma transformação social, onde não existam opressões e nem esse sistema capitalista, entendemos que o Sindicato é o local legitimo para as lutas não só econômicas, mas também sociais e políticas, queremos e lutamos por um país mais democrático e igualitário, onde o poder não venha de forma hierárquica de cima para baixo que seja construído de forma horizontal.

O nosso sindicato é de luta, qualquer comerciário de nossa base conhece os seus diretores, pois estamos sempre nas ruas, panfletando, distribuindo nossos jornais, fazendo atos nas portas das lojas que teimam em desrespeitar os direitos dos trabalhadores, convocando a categoria para todas as nossas assembleias, fazendo palestras e debates e ouvindo a base. O nosso sindicato é de luta, carregamos com muito orgulho a bandeira contra as opressões: machismo, homofobia e racismo. O nosso sindicato é de luta e transparente por que temos assembleias para aprovar nossas contas anualmente, com todo o processo respaldado pela base.

Comerciário(a) o SINDCONIR é feito por vocês, aqui não tem acordo para banco de horas e nem acordo para feriado e nem domingo, pois consideramos que esses dias é para estar com a família e amigos, desfrutando de descanso e lazer. “Uma das funções de um dirigente sindical e democratizar o espaço sindical, fazendo que ela seja de total liberdade para as grandes discussões e propostas da categoria.”

.