login:     Senha:   

Sindicato participa de Seminário Nacional de Organização de Base da CSP Conlutas

 

A CSP-Conlutas, central do sindicato, realizou no fim de semana dos dias 25 e 26 de Novembro, em São Paulo, seu Seminário Nacional de Organização de Base, que contou com a presença de 236 trabalhadores entre, cipeiros, delegados sindicais, comissões e oposições sindicais.

O Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região se fez presente com 10 trabalhadores de nossa categoria. Segundo matéria no site da Central Sindical e Popular "Esse seminário cumpriu seu papel de preparar o 1° Congresso da Central que terá como principal tema o trabalho de base. O desafio agora é levar essa discussão e amadurecê-la nos sindicatos, locais de trabalho para construir a central verdadeira pelas mãos da classe trabalhadora."

No primeiro dia se discutiu a importância do trabalho de base e no segundo os trabalhadores se reuniram em grupos, trocaram experiências, e se reuniram entre suas categorias, inclusive tendo uma reunião de vários sindicalistas comerciários de todo o país que são da CSP-Conlutas.

Foram abordados temas que fortalecem a construção de um sindicalismo que não se venda aos patrões como a importância da base da categoria ser incorporada nas decisões do sindicato, a importância dos novos veículos de informação na interação do trabalhador com o sindicato e na divulgação de atividades, o combate à burocratização dos dirigentes sindicais, incentivada pela estrutura sindical que temos hoje no Brasil, e finalmente, a superação da luta meramente econômica, e a importância dos sindicatos terem a consciência de que só a luta por uma sociedade socialista é que pode pôr fim aos empecílios que os trabalhadores enfrentam todos os dias.

O desafio agora é reproduzir esta rica discussão em nossa categoria, a começar por um seminário nestes moldes a nível regional. Também passa pela organização nos locais de trabalho e a batalha política por uma sociedade dirigida pelos trabalhadores.

COMERCIÁRIO: Consulte seu
Agendamento de Homologação


Clique aqui para se filiar


 

STCNI - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Nova Iguaçú e Regiões
By: Fernanda Gonçalves