MASSACRE NA OCUPAÇÃO PINHEIRINHO:
Alckmin e PSDB têm as mãos sujas de sangue!

Foto: Reuters / Latinstock

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Polícia Militar de São Paulo, e a justiça paulista, na pessoa da juíza Márcia Loureiro expulsaram quase 2 mil famílias de suas casas. Aos tiros, explosão de bombas, chingamentos, cerca de 9 mil trabalhadores, homens, mulheres, crianças e idosos foram acordados na manhã do dia 22 de Janeiro na ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). O domingo sangrento foi ordenado mesmo com uma determinação da justiça federal contrária, e uma trégua de 15 dias assinada e protocolada na justiça.

Ato em solidariedade à luta de Pinheirinho, em Nova Iguaçu.

Alckmin e PSDB têm as mãos sujas de sangue!
O Pinheirinho, como ficou conhecido, era num grande terreno de posse da empresa Selecta, que há 40 anos não era utilizado para nada. Desde 2004, várias famílias ocuparam o terreno e construíram ali um bairro, sem nenhum apoio do Estado, com padarias, igrejas, ruas e praças. Tudo isso foi destruído pelos tratores do prefeito Eduardo Cury (também do PSDB), com pertences, móveis, comida, tudo dentro. Há denúncias de policiais atirando contra pessoas, espancamentos, saques às casas e até estupros. Mas os hospitais e a polícia travam informações, levantando suspeitas de ocultação do número real de feridos, e talvez da ocorrência de mortos.

Essa barbaridade foi articulada pelo PSDB, da mesma maneira que fazia nos anos 90, contra os sem terra. Tudo isso para devolver o terreno ao seu “dono”, um megaespeculador chamado Naji Nahas acusado de crimes contra o sistema financeiro, que deve 16 milhões aos cofres públicos só de impostos. Assim são estes governos: Fazem uma operação de guerra contra trabalhadores, para defender o bolso de um empresário bandido.

Em um dos muitos flagrantes de autoritarismo que circulam na internet, guardas municipais de São José dos Campos espancam morador. Fonte: Divulgação na internet.

Dilma precisa desapropriar o terreno!
A presidenta Dilma disse que o que aconteceu foi uma “barbaridade”. Infelizmente, palavras não bastam para frear o massacre. Durante esses 8 anos, o Governo Federal não tomou nenhuma atitude para solucionar o problema. Diante dessa tragédia, a CSP-Conlutas está exigindo que Dilma desaproprie o terreno, declarando-o área de interesse social. Ela não só tem poderes para isso como é o mínimo que pode fazer, para não ser omissa e assim, conivente com esse crime. Mas isso significa se enfrentar com os interesses das megaempresas que estão de olho no terreno. De que lado Dilma vai ficar?

Muitos partidos políticos de esquerda, sindicatos, movimentos, parlamentares estão se movendo para denunciar essa tragédia e desmascarar os verdadeiros culpados. Estão ocorrendo atos em solidariedade ao Pinheirinho em várias cidades. O Sindicato inclusive organizou um em Nova Iguaçu, na semana da desocupação. Já ocorreram inclusive atos em outro países. Você também pode ajudar os moradores do Pinheirinho indo aos atos e contribuindo com doações, ou doando uma quantia em dinheiro (Veja abaixo).

Campanha de apoio financeiro aos moradores de Pinheirinho! Urgente!
Banco do Brasil
Agência: 4223-4
Conta Corrente: 8908-7
Central Sindical e Popular Conlutas

Cartunista Latuff ironiza desocupação.