login:     Senha:   

Moções

A Assembleia dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região que aconteceu no dia 22 de Maio também aprovou duas moções, que estão descritas abaixo:

 

MOÇÃO 1 - CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS 6 ATIVISTAS DO BLOCO DE LUTAS DE PORTO ALEGRE

Os ativistas políticos Matheus Gomes, Gilian Cidade, Rodrigo Barcellos Brizolla, Alfeu Costa Neto, Lucas Maróstica e José Vicente Mertz, integrantes do Bloco de Lutas de Porto Alegre estão sendo injustamente processados e acusados de formarem associação criminosa para a prática de depredação do patrimônio público, furto e uso de explosivos contra a população.

Sem apresentar provas concretas contra os acusados o processo é claramente uma perseguição política digna dos anos de chumbo da ditadura militar.

Após as jornadas de junho, em que a população começou a ser protagonista das transformações sociais do Brasil, querem transformar sujeitos políticos em criminosos. O direito à liberdade de expressão e manifestação é constitucional e é preciso defendê-los!

O Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região repudia a criminalização sobre estes ativistas e os movimentos sociais e solicitamos a absolvição dos mesmo e o fim do processo.

 

MOÇÃO 2 - MOÇÃO DE REPÚDIO AO GOVERNO DA TURQUIA EM RAZÃO DAS CENTENAS DE MINEIROS MORTOS EM DESASTRE E CONTRA A REPRESSÃO

No dia 13 de Maio um acidente produziu um verdadeiro massacre na cidade de Soma, Turquia. Cerca de 300 operários morreram após uma explosão, provocando uma grande comoção em todo o país e uma onda de manifestações contra o governo islamita conservador do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, acusado de negligência.

Os responsáveis por este massacre de trabalhadores estão no governo do partido islamita AKP, que privatizou as minas a as entregou nas mãos de patrões, que só pensam em seus lucros, e não gastaram dinheiro em medidas de segurança. Apesar das 58 medidas pendentes encontrados em 10 inspeções de segurança diferentes, o governo não fechou a mina.

O desastre produziu uma onda de protestos que vem sendo violentamente reprimido pelo governo.

O Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região se solidariza com a luta dos trabalhadores e exige a punição dos responsáveis por esta barbaridade.

 

COMERCIÁRIO: Consulte seu
Agendamento de Homologação


Clique aqui para se filiar


 

STCNI - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Nova Iguaçú e Regiões
By: Fernanda Gonçalves