login:     Senha:   

ATUALIZADO EM 12/02/2014

Embratel demite ativista com quase 40 anos de empresa

(MATÉRIA DO JORNAL DO COMERCIÁRIO Nº152 - FEVEREIRO DE 2014)

É lamentável que em pleno século XXI, ainda tenhamos trabalhadores sendo perseguidos por expressarem suas opiniões em público e lutarem para melhorar suas condições de vida.
É o caso de Carlos Augusto Machado, importante ativista dos trabalhadores em telecomunicações. Foi dirigente do Sindicato de sua categoria (Sinttel-Rio) e membro da Comissão nacional de negociação por vários anos, além de representante da categoria no Conselho Deliberativo da Fundação Telos.
No dia 10 de Janeiro, Carlos Augusto foi demitido depois de quase 39 anos dedicados à empresa. Isso logo após ele ter participado ativamente de sua campanha salarial, discordando da proposta da empresa, e logo após ter acabado seu período de estabilidade, numa clara atitude de agressão à organização sindical e ao direito democrático de livre expressão.
Também é nossa tarefa lutar contra esse desmando, para que isso não acabe virando uma prática dos patrões. Por isso o Sindicato está em solidariedade com Carlos Augusto, e encaminhou a moção de repúdio ao lado para a empresa:

MOÇÃO DE REPÚDIO

Srs. Presidente e Diretores da EMBRATEL,
A demissão de Carlos Augusto Moreira Machado, engenheiro e empregado da empresa há quase trinta e nove anos, ex dirigente sindical e representante dos empregados no conselho deliberativo da Fundação Telos, agride o direito de livre expressão e participação dos trabalhadores na luta por seus interesses.
Sendo assim o Sindicato dos Comerciários de Nova Iguaçu e Região, representado pela sua Diretoria Colegiada, repudia veementemente o autoritarismo que se expressa neste ato, que serve apenas para o aumento da exploração, para a retirada de direitos e para o ataque ao sindicalismo combativo e classista.
Exigimos a imediata reintegração do companheiro aos quadros da empresa e nos comprometemos com esta luta.
Diretoria do SINDCONIR
Nova Iguaçu, 23/01/2014

 

Embratel demite ativista arbitrariamente

 

Fonte: CSP-Conlutas - RJ

 

Foi realizado, na última quarta-feira (15/01/2014), um ato contra a demissão de Carlos Augusto Machado, conhecido como Cacá, ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações (SINTTEL) e representante dos empregados no Conselho Deliberativo do fundo de pensão Telos. Numa clara atitude de agressão ao direito democrático de organização, a Empresa Brasileira de Telecomunicações (Embratel) alegou estar realizando uma suposta reestruturação. Até agora, esta atingiu apenas Carlos Augusto.Não é de hoje que a Embratel demite por perseguição a ativistas; com a sua privatização no governo FHC, diversos trabalhadores foram demitidos, salários foram arrochados, direitos retirados, ataques feitos ao fundo de pensão dos trabalhadores. Logo em 1998, após a privatização foram demitidos 1500 funcionários (15,43% do total) através do PDV; já em 2004, quando a Telmex assumiu controle, foram demitidos mais de 1200 trabalhadores. Em 2012 foram 3 dirigentes sindicais demitidos por perseguição, e agora Carlos Augusto.

 

Contra mais essa arbitrariedade, diversos ativistas e funcionários fizeram um ato na porta da empresa, contando com a participação de representantes do Andes-SN, SINTTEL, CSP-Conlutas, ANEL, o vereador Paulo Eduardo Gomes (ex-funcionário e ativista da Embratel) e outras, os quais prestaram sua solidariedade ao trabalhador até então demitido.A mobilização reuniu cerca de 100 pessoas, as quais, ao final das falas dos representantes das diversas organizações já citadas, gritaram pelo retorno do companheiro à empresa. Assim, os presentes no ato reafirmaram o compromisso de lutar pela readmissão do ex-dirigente do sindicato.

 

O Sindicato esteve presente no ato contra a demissão de Carlos Augusto e sua diretoria também aprovou uma moção de repúdio que será enviada para empresa e à organizações de trabalhadores.

 

 

COMERCIÁRIO: Consulte seu
Agendamento de Homologação


Clique aqui para se filiar


 

STCNI - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Nova Iguaçú e Regiões
By: Fernanda Gonçalves