login:     Senha:   

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

Paulo Tomé - Diretoria do Sindicato

Há cento e vinte e quatro anos, a princesa Isabel, através de uma lei imperial, aboliu o trabalho escravo no Brasil. Essa é a história que aprendemos na escola, mas ela não começou e nem terminou por vontade da princesa. Ela começou na África e continuou aqui em nosso país, com a luta de nossos ancestrais pela liberdade. Só a lei em si é uma farsa. Os Quilombos foram e continuam sendo um exemplo, com seu modo de vida baseado na solidariedade e na liberdade duramente conquistada.

O sindicato segue o exemplo dos quilombos: lutando e organizando os comerciários. Hoje, como no passado, só teremos liberdade se lutarmos, pois a liberdade é uma conquista. A exploração, os baixos salários e os serviços precarizados fazem parte do cotidiano dos trabalhadores negros em geral, inclusive os de nossa base.

Na disputa por uma vida mais digna, entendemos que a omissão e a negação do racismo nos levam ao buraco profundo da ignorância e do conformismo. Zumbi guerreiro e líder de seu povo vive até hoje entre nós, e o seu dia antes de ser uma comemoração, é o dia da reflexão sobre a nossa negritude.

Ato dia 19/11 no calçadão de Nova Iguaçu às 9h pelo Dia da Consciência Negra e contra o trabalho nos feriados.

PARTICIPE TAMBÉM DO DEBATE:

COMERCIÁRIO: Consulte seu
Agendamento de Homologação


Clique aqui para se filiar


 

STCNI - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Nova Iguaçú e Regiões
By: Fernanda Gonçalves