Novembro Negro: Marcha da Periferia fortalece jornada de luta com tema “Aquilombar para reparar”

(Do site da CSP-Conlutas)

O Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe realizará de 11 a 26 de novembro atividades e a Marcha da Periferia com o tema “aquilombar para reparar”. Neste mês de novembro, quando a CSP-Conlutas, juntamente com as demais centrais sindicais, está com um calendário intenso de mobilizações tendo como datas de luta o dia 11 e 25 de novembro, a marcha tende a reforçar essa mobilização mais geral.

“O objetivo é enegrecer novembro, mês em que se celebra a resistência de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta contra o racismo e a escravidão no país”, afirma um dos dirigentes do Quilombo Raça e Classe, Julio Condaque, o Julinho, defendendo que é necessário exigir dos governos reparação com trabalho, saúde e educação públicas de qualidade.

A Marcha da Periferia tem como compromisso engrossar a unificação das lutas populares, intervir na fragmentação do movimento negro e unir as greves e as paralisações nacionais das centrais sindicais neste Novembro Negro.

Em vários estados estão acontecendo atividades preparatórias desde o inicio do segundo semestre deste ano, para sensibilizar e envolver o maior número possível de pessoas e comunidades na construção da Marcha da Periferia.

“A Marcha da Periferia é um momento importante para fortalecer a unidade dos trabalhadores, com recorte de raça e classe, e fortalecer assim a luta contra a opressão e a exploração”, reforça Julinho.

Neste período serão realizados debates, encontros, palestras em escolas e universidades públicas, passeatas, Festivais de Hip Hop, entre outras atividades, tendo adesão de várias entidades sindicais, populares e sociais a nível nacional e estadual, e Internacional pela Rede de Solidariedade Internacional.

MARCHA DA PERIFERIA RIO DE JANEIRO - 20 DE NOVEMBRO, 14h, MADUREIRA

Ou seja, organizar a população Negra para exigir dos governos o fim da violência racista (Genocídio da juventude negra e o Feminicídio das mulheres negras), Trabalho e salário digno e igual para homens e mulheres, negros e brancos, Saúde e Educação 100% Públicas, Estatal de Qualidade, Creches Pública Inclusiva 24 horas suficientes para demanda existente, transporte 100% público e estatal sob o controle dos trabalhadores! Passe livre para os trabalhadores desempregados, idosos e juventude.

“Aquilombar à população Negra exigir os governos Reparação com Trabalho , Saúde e Educação Públicas e 100% Estatal!”

Preparar as mobilizações do dia 11 e fortalecer o 25 de novembro – Dia Nacional de Paralisação e Greves; por uma Greve Geral, já!

MARCHA DA PERIFERIA NO RIO DE JANEIRO: 20 de novembro em madureira, concentração as 14h debaixo do viaduto Prefeito Negrão de Lima