25 de Julho: Dia Latinoamericano e Caribenho da Mulher Negra

• Você sabia que o dia 25 de Julho é o Dia Latinoamericano e Caribenho da Mulher Negra? A mulher negra é o setor social mais explorado e oprimido dentro da classe trabalhadora. Recebe menos que o homem branco, o homem negro e a mulher branca. Ocupam os piores postos de trabalho, e os mais precarizados. A taxa de desemprego entre elas é 50% maior que nos demais.
A violência não tem apenas gênero, tem também cor e também território. A maioria das vítimas são mulheres negras, pobres, que moram nas periferias das grandes cidades. A combinação de racismo e machismo faz com que as jovens negras liderem as estatísticas de vítimas de violência.

As jovens negras ainda lideram outra lamentável estatística. São a maioria das vítimas em caso de morte decorrente de problemas no parto, ou complicações na gravidez, por ser um setor social que sofre com a falta de acesso à assistência médica pública e de qualidade.

Os ataques do governo Dilma-PT atinge em cheio as mulheres negras, pois dificulta o acesso ao PIS e ao seguro desemprego. A lei da terceirização junto com a retirada de direitos na pensão por morte aumenta o nível de exploração e precarização do trabalho.

Por tudo isso esse dia é tão importante, pois é um marco instituído para debatermos esse assunto e incentivar a organização das mulheres negras de forma independente, para que elas combatam a opressão à qual estão submetidas, coisa que o Sindicato vem se esforçando em fazer.