Campanha Salarial 2016

NOVO PISO É DE R$1.088,00
E REAJUSTE SERÁ DE 9,85%
SEM TRABALHO NOS FERIADOS NEM BANCO DE HORAS

(Publicado no Jornal dos Comerciários, Nº 182, Agosto-Setembro de 2016)

Na assembleia lotada do dia 27 de julho, os comerciários de Nova Iguaçu e região aprovaram a contraproposta apresentada pelos patrões. Houveram assembleias também em Nilópolis, Queimados, Belford Roxo e Itaguaí. Somente no dia 31 de agosto foi possível assinar o acordo.
A pressão dos trabalhadores e do nosso Sindicato fechou uma importante vitória dos comerciários: O reajuste será de 9,85%, retroativo à maio, e o piso ficou em R$ 1.088,00, dentre outros direitos (Baixe a convenção completa aqui).
Essa vitória é fruto da mobilização dos comerciários que foram à luta quando os patrões iniciaram as negociações oferecendo reajuste zero. Houve ainda uma segunda proposta com 10% de reajuste e R$1.100 de piso se aceitássemos trabalhar nos feriados, sem receber hora extra, praticando banco de horas.
Várias lojas foram paralisadas nos calçadões de Nova Iguaçu e Nilópolis, além de lojas de Queimados e Belford Roxo. Atos de rua aconteceram também em Itaguaí. Mas com a firmeza do Sindicato e a mobilização dos trabalhadores os patrões cederam e podemos agora receber nosso merecido aumento.
Agora é continuar a luta para garantir os direitos conquistados!

COMEÇARAM AS PARALISAÇÕES !!!
PELA CRISE NÃO VOU PAGAR! QUERO MEU AUMENTO JÁ!

(Publicado no Jornal dos Comerciários, Nº 181, Julho de 2016)

Começaram as paralisações de lojas! Cumprindo a decisão das assembleias que votaram que pela crise os comerciários não vão pagar, a Campanha Salarial entrou na fase do Fecha Loja! Com grande sucesso, a atividade vem empolgando os comerciários que estão muito animados com a possibilidade da construção da greve em nossa categoria!
(...)As paralisações que aconteceram (...) fizeram parte da Campanha Salarial 2016 que está exigindo 15% de reajuste, piso salarial de R$ 1.500, auxílio creche, entre outras reivindicações. Os trabalhadores estão mostrando para os patrões que não estão de brincadeira e vão fazer valer seus direitos na luta! O Sindicato continuará a série de paralisações enquanto os patrões continuarem oferecendo ZERO DE REAJUSTE! Venha com o Sindicato construir essa luta rumo à uma greve geral!

COMERCIÁRIOS VÃO PARAR ! AGORA É GREVE GERAL!
(Publicado no Jornal dos Comerciários, Nº 180, Junho de 2016)

Depois de vários atos, reuniões e assembleias com a participação dos comerciários (as) foi decidido o estado de paralisações. Isso quer dizer que os comerciários poderão cruzar os braços, paralisando o funcionamento de qualquer loja por algumas horas ou por todo dia, a qualquer momento.
Não estamos dispostos em aceitar o REAJUSTE ZERO, reposição das perdas abaixo da inflação, trabalho aos domingos e feriados, fim do pagamento de horas extras e a introdução do banco de horas (proposta dos patrões).
Estamos dispostos a lutar para garantir nossos DIREITOS: Horas extras e o não trabalho nos feriados. Piso de R$ 1.500,00, reajuste de 15% e auxílio creche entre outras reivindicações. Pra cima dos patrões com toda força e organização! Pela crise não vou pagar. Comerciário quer aumento já.

PATRÕES QUEREM REAJUSTE ZERO!
(Publicado no Jornal dos Comerciários, Nº 179, Maio de 2016)

Depois das assembleias para preparar a campanha salarial 2016, nos municípios de Belford Roxo, Itaguaí, Queimados, Nilópolis e Nova Iguaçu, foi entregue para os patrões a nossa pauta de reivindicações no dia 7 de abril. Antes da entrega um ato pecorreu os centros de Nova Iguaçu e Nilópolis demonstrando a disposição de luta dos comeciários.
No dia 26 de abril foi realizada a primeira reunião com os patrões. A contraproposta apresentada tem uma condição: trabalhar aos domingos e feriados, e abrir mão das horas extras praticando o banco de horas. Em troca, reajuste ZERO, reposição das perdas abaixo da inflação, mantendo todas as cláusulas do acordo anterior.
Sendo assim, não temos outra alternativa a não ser aumentar a nossa disposição de luta. Esta proposta deve ser avaliada em assembleia que decidirá os rumos da nossa Campanha Salarial 2016.

VAMOS À LUTA PARA CONQUISTAR NOSSO MERECIDO REAJUSTE!
(Publicado no Jornal dos Comerciários, Nº 178, Abril de 2016)

Dia 7 de abril foi entregue a nossa pauta de reivindicações aos sindicatos patronais.
Esse dia foi marcado por muita disposição da nossa diretoria, que percorreu as ruas dos centros de Nova Iguaçu e Nilópolis. A mobilização é que vai garantir arrancar o nosso merecido aumento salarial.
Lembrando que dia 24 de março realizamos nossa grande assembleia em Nova Iguaçu, onde mais uma vez os comerciários votaram não ao trabalho nos domingos e feriados. Foi aprovado nessa assembleia por unanimidade as prestação de conta financeira e patrimonial do ano de 2014 e a nossa pauta de reivindicações. Foi decidido também o retorno aos seus locais de trabalho dos diretores Edmilson e Neidemar e as liberações para atuar pelo sindicato dos diretores Edson e Zilda. Pela crise não vou pagar. Comerciário quer aumento já. Campanha Salarial 2016 chegou a hora. Participe você também!

COMERCIÁRIOS REALIZAM GRANDES ASSEMBLEIAS PELO AUMENTO JÁ !
(Publicado no Jornal dos Comerciários, Nº 177, Março de 2016)

Nossa Campanha Salarial 2016 começou com assembleias em Belford Roxo, Itaguaí, Queimados e Nilópolis, com grande participação dos comerciários(as). Após uma longa jornada de trabalho. Antes de irem para casa se dirigiram as subsedes para reivindicar seus direitos, lutar pelo aumento já, por creches, pelo fora todos eles (Dilma, Temer, Aécio, Bolsonaro e Cunha). Gritando em alto e bom som: Que os comerciários não irão pagar a conta da crise que foi criada por Dilma e os patrões. Isso mostra a grande disposição de luta dos trabalhadores, tornando mais possível a nossa vitória, sem redução de salário e direitos..

.