21 de março: Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

(Publicado no Jornal dos Comerciários - Nº166, Março de 2015)

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Hoje no Brasil temos muito ainda a percorrer no combate à discriminação racial. Vivemos um verdadeiro extermínio nas periferias, favelas e bairros pobres desse país, e os alvos em geral são negros.

Como parte da luta para acabar com essa situação o Sindicato estará realizando no dia 21 de março, Sábado, uma panfletagem no calçadão de Nova Iguaçu. A atividade será entre as lojas “O Amigão” e “Lojas Americanas”, a partir das 9h. Participe!