1º de Maio - Dia do Trabalhador!

No dia 1 de maio é comemorado no mundo todo o Dia do Trabalhador. Algumas empresas e a grande mídia, costumam falar de ‘Dia do Trabalho’, na tentativa de desviar o foco do homenageado do dia e assim, dividir os trabalhadores.

Esse dia foi escolhido após uma manifestação na cidade de Chicago, nos EUA, no ano de 1886, ter sido dispersa à tiros pela polícia, deixando dezenas de mortos. A manifestação era pela jornada de 8 horas diárias de trabalho. Naquela época a jornada poderia chegar a 16 horas por dia !

Os ‘Mártires de Chicago’, como ficaram conhecidos, foram importantíssimos para os direitos que temos. Mas ainda hoje, o trabalho no comércio passa de 8 horas por dia, e a grande maioria dos patrões não paga hora extra, ou pratica ilegalmente o banco de horas, na tentativa de explorar ao máximo o trabalhador.

Isso só mostra que é a luta dos trabalhadores a única garantia de que nossos direitos sejam respeitados, e que conquistemos outros mais. Viva o dia do trabalhador!